Dicas de como acordar cedo com efetividade

Algumas dicas para sofrer menos na hora de pular da cama.

Ter uma boa razão para se levantar é talvez a dica mais importante para se acordar cedo. De noite, antes de dormir, deixe claro para você mesmo o motivo do qual quer levantar cedo. Escrever tais motivos também pode ajudar, mas isso nem sempre é necessário, desde que esteja claro que razões são.

Ser produtivo no período da manhã, pois se você acordou cedo por um motivo é crucial segui-lo completamente. 

Dormir o suficiente. Seu corpo está tentando lhe dizer alguma coisa se você constantemente se sente cansado durante o dia. Não vale a pena levantar cedo se não dormir o suficiente, o que também enfraquece seu sistema imunológico.

Ir para cama mais cedo em vez de ficar acordado até tarde e ficar com a sensação de cansaço na manhã seguinte. A quantidade de sono necessária pode ser diferente de pessoa para pessoa e dia a dia, por isso tente “escutar” quando seu seu corpo diz que está cansado e quer dormir.

Dormir de forma mais eficaz. Dormir mais não significa dormir melhor. Dormir bem pode ser alcançado de diversas maneiras (veja o post sobre dicas para dormir melhor aqui). Ter um bom colchão e travesseiro, com algum tempo de leitura silenciosa antes de dormir para ser útil.

Sem mais 10 minutinhos. Não dê ouvidos quando uma voz soa em sua cabeça dizendo: “mais 10 minutos não tem problema”. Essa pequena voz raramente tem algo bom a dizer. 10 minutos levam a outros 10 minutos. A próxima vez que ouvir essa voz pequena, tente dizer “não” em voz alta e pular da cama.

Pular logo da cama. Um bom truque é levantar rapidamente da cama, logo que acordar. Uma vez fora do conforto da cama quente e aconchegante, fica muito mais fácil se manter em pé e acordado. 

Use um bom despertador. Um bom despertador deve ser forte, irritante e, principalmente, não deve estar facilmente acessível. Tente colocá-lo longe do alcance dos braços para que você não possa desligá-lo facilmente (as vezes até dormindo).

Estabelecer uma rotina estável. O corpo é um instrumento que pode ser treinado, por isso uma rotina consistente pode ser um fator. Isto significa acordar na mesma hora todos os dias e não apenas nos dias com coisas a fazer. Isto inclui fins de semana.

Estar ciente das consequências. Muitas vezes dormir um pouco mais significa trabalhar até mais tarde, o que pode atrapalhar sua vida pessoal e em família. Isto é algo que pode ser evitado, pois assim que estiver ciente disso você ficará mais motivado.

Não considere continuar dormindo como opção. Tente marcar coisas importantes (agendar reuniões e prazos) para serem feitas na parte da manhã, afinal se você não pode dormir, você não irá.

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