Dicas de como limpar telas LCD

Primeiramente tire toda a poeira da tela com um pano seco. O pano deve ser de algodão ou, ainda melhor, uma flanela de microfibra que apresenta menor atrito, funcionando quase que como um “imã” para a poeira e a gordura, sem riscar a tela.

Após a retirar toda poeira, utilize-se de produtos específicos para este objetivo que você pode encontrar em qualquer informática perto da sua casa. Você também pode encontrar em lojas on-line, como a Kalunga, com produtos a partir de R$5, e também nas Lojas Americanas, Submarino e Ponto Frio é possível encontrar os Kits de Limpeza que custam em torno de R$40. É mais seguro utilizar um produto específico, pois trata-se de algo muito sensível onde podem se formar manchas que não sairão mais.

Software livre para converter arquivos em PDF

Esta dica vem do amigo Guilherme Conter. Se você tem documentos em diversos formatos e tem a intenção de converter algum deles no formato PDF, a dica é usar o PDF Creator. O software é muito bom e o melhor é que é um software livre.

O criador de PDF pode ser baixado pelo seguinte link: http://sourceforge.net/projects/pdfcreator/

Ele fica instalado como impressora, então tudo que puder ser impresso, você poderá transformar em PDF.

Obrigado pela dica, Guilherme!

Se você conhecer outro software que gostaria de ver aqui no nosso site, envie-nos sua dica!

Declarar o IR com o Mac OSX

Declarar o IR com o Mac OSX

|Um adendo, esta mesma dica funciona para quem está procurando instruções para a declaração do Imposto de Renda 2009 em um MAC|

Se você baixou os arquivos do site da receita e não conseguiu executar o programa para preencher o imposto de renda, tem uma dica para que você não precise recorrer ao windows do seu amigo.

Passo a passo

Entenda como proceder para rodar o programa da declaração do IRPF no Macintosh:

1) Ao baixar a versão para Mac, o usuário deverá ter a máquina virtual Java instalada no computador. Caso contrário, é necessário baixar no site da Apple a última versão Java disponível para Mac OS X

2) Para executar qualquer programa no sistema operacional Mac OS X, é necessário ter permissão para executá-lo, e a Receita dispõe o arquivo sem essa configuração

3) É preciso fazer o processo manualmente: abra o terminal (utilitário para digitar comandos no Mac OS), que está localizado na pasta Applications/Utilities/

4) Digite chmod 755, deixando um espaço em branco no final

5) Clique no arquivo IRPF2008macv1.0.command e arraste para a janela do terminal

6) Pressione Enter/Return

7) Feito isso, o arquivo já poderá ser rodado

Para o aplicativo Receitanet Java para Mac, que envia a declaração à Receita Federal, o procedimento é exatamente o mesmo.

Esta dica foi compilada com informações retiradas do fórum Macpress.

Atalhos do Mac OSX

Usar atalhos sempre nos dão um ganho interessante de produtividade. Alguns atalhos simples que ajudam bastante:

Maçã + Barra de espaço = abre o spotlight para fazer busca de arquivos

Maçã + ESC = Abre o Front Row

Maçã + W = Fecha uma janela

Maçã + Q = Fecha um aplicativo

Para acessar todos os atalhos disponíveis, clique em “Preferências do sistema” e depois em “Keyboard e Mouse” Ali você encontra todos os atalhos e ainda pode modificá-los para teclas que sejam mais fáceis de você lembrar!

Tem alguma dica? Envie para gente!

Como cortar imagens no Photoshop

Esta é uma dica muito simples e que pode ajudar os iniciantes em Photoshop.

Para cortar uma imagem, basta escolher a ferramenta Crop Tool (Ferramenta de Corte) na barra de ferramentas.

Ferramenta de corte

Depois, com o cursor sobre a imagem, basta manter o botão esquerdo do mouse pressionado para iniciar a seleção e soltá-lo quando achar que o corte está na posição final adequada.

Finalmente, basta ajustar a área de corte pelas laterais móveis da área selecionada e apertar a tecla ENTER para cortar.

Pronto, sua imagem está cortada!

Scroll usando o teclado?

scroll-no-teclado-do-mac.jpg

Uma dica bem simples e que proporciona um ganho bom de desempenho no seu mac é fazer o scroll sem precisar usar o mouse. Essa dica funciona para os browsers (testado em firefox, camino e safari):

É só apertar a barra de espaço para descer e SHIFT + barra de espaço para subir.

Simples assim, a única observação é o cursor não estar colocado em um campo de texto.

Como fazer linhas pontilhadas no Photoshop

Essa é uma dica bem interessante e fácil, mas que muitas vezes os usuários intermediários que gostam de desenhar no Photoshop acabam tendo dúvida.

Para fazer uma linha pontilhada no Photoshop, basta seguir os passos abaixo:

1º – Selecione a ferramenta pincel ou lápis na caixa de ferramentas (geralmente à esquerda da tela). Meu exemplo é para a ferramenta “lápis” ou “pencil tool”.

photoshop1.jpg

2º – Selecione a aba “Pincéis” ou “Brushes” no canto superior direito da tela.

photoshop2.jpg

3º – Com a aba aberta, clique em “Brush Tip Shape” ou “Formato da pinta do pincel”.

photoshop3.jpg

4º – Sua ferramenta está quase pronta para fazer linhas pontilhadas. Agora basta ajustar o botão deslizante “Spacing” ou Espaçamento” para qualquer valor acima de 100 e você verá sua linha tornar-se pontilhada.

photoshop4.jpg

Mais uma dica: Se você quer traçar linhas perfeitamente retas, basta segurar a tecla “Shift” e fazer sua linha com o mouse. Mais dicas em breve! Se você tem alguma dica interessante, mande para nós!

Como tirar um print da tela no Mac OSX

Dica rápida, simples e muito útil!

Command + Shift + 3 = Print da tela inteira

Command + Shift + 4 = Você seleciona exatamente a área que você quer fazer o print

Command + Shift + 4 + barra de espaço = Seleciona a imagem e clica em cima, faz a print da janela selecionada.

Uma dica final é que os arquivos que são salvos, são gravados na mesa, no formato PNG. Se você estiver usando um monitor estendido, o primeiro comando (da print da tela inteira) captura as duas telas e grava em dois arquivos diferentes (também publicados no desktop).