Declarar o IR com o Mac OSX

Declarar o IR com o Mac OSX

|Um adendo, esta mesma dica funciona para quem está procurando instruções para a declaração do Imposto de Renda 2009 em um MAC|

Se você baixou os arquivos do site da receita e não conseguiu executar o programa para preencher o imposto de renda, tem uma dica para que você não precise recorrer ao windows do seu amigo.

Passo a passo

Entenda como proceder para rodar o programa da declaração do IRPF no Macintosh:

1) Ao baixar a versão para Mac, o usuário deverá ter a máquina virtual Java instalada no computador. Caso contrário, é necessário baixar no site da Apple a última versão Java disponível para Mac OS X

2) Para executar qualquer programa no sistema operacional Mac OS X, é necessário ter permissão para executá-lo, e a Receita dispõe o arquivo sem essa configuração

3) É preciso fazer o processo manualmente: abra o terminal (utilitário para digitar comandos no Mac OS), que está localizado na pasta Applications/Utilities/

4) Digite chmod 755, deixando um espaço em branco no final

5) Clique no arquivo IRPF2008macv1.0.command e arraste para a janela do terminal

6) Pressione Enter/Return

7) Feito isso, o arquivo já poderá ser rodado

Para o aplicativo Receitanet Java para Mac, que envia a declaração à Receita Federal, o procedimento é exatamente o mesmo.

Esta dica foi compilada com informações retiradas do fórum Macpress.

8 thoughts on “Declarar o IR com o Mac OSX”

  1. amigos, faz quatro dias que tento transmitir minha declaração e só este post me ajudou a fazê-lo! pelamordedeus! por que não colocaram esta explicação na página da receita?! baxei diversas versoes de diversos softwares e perdi um tempão! mesmo assim, obrigado pelo post (dum contribuinte indignado)

  2. Consegui baixar graças a dica no fórum porém está dando um bug no programa Receitanet. Ele não aceita o endereço e não envia a declaração. Alguém tem como ajudar? Uso o Leopard.
    Grata

  3. Cara, realmente quem escreveu esse post merece um prêmio… Procurei em todo lugar pelo google, e só com essas recomendações consegui instalar o programa da Receita. Parabéns!!!

  4. Seja quem for o gênio que resolveu escrever essa dica eu fiz questão de deixar registrado aqui o meu MUITO OBRIGADA!!!
    Somente com essa dica mesmo, porque se depender dessa porcaria de site da receita estaríamos fritos.
    Valeu!

  5. Obrigado pela Dica, a Receita só tem interesse em arrecadar mas não fornece os instrumentos adequados para utilizarmos.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *