DICAS DE ANTI-ENVELHECIMENTO

VEJA ALGUNS TRUQUES:

DÊ ATENÇÃO À SUA ALIMENTAÇÃO. O consumo de azeite de oliva extra-virgem e da casca de uva, por exemplo, ajuda a manter as artérias jovens. Já a aveia, previne o envelhecimento dos tecidos do coração e a castanha-do-pará, controla a produção de radicais livres, o que desacelera o envelhecimento e reduz o risco de doenças cardíacas. Ingerir salmão e grãos integrais, pelo menos três vezes por semana, contribui para um bom desempenho da memória. Comer fígado de boi, bife de soja e, eventualmente, gemas de ovo, otimiza as funções cerebrais.

ABUSE DA MAÇÃ E DO TOMATE. Um dos mais respeitados centros de estudo da saúde e do metabolismo humano, RealAge Institute, mostram que dez colheres de molho de tomate ingeridas semanalmente podem reduzir pela metade o risco de ocorrência de onze tipos de câncer. O tomate é rico em licopeno, um antioxidante encontrado nos vegetais vermelhos, e também é fonte de ácido ferúlico, que impede a demência senil. Já a maçã, possui flavonóides que garantem a proteção contra a perda da memória associada à idade.

SE EXERCITE E PERCA PESO. Unir exercícios físicos e o cuidado na escolha dos alimentos pode garantir, além de longevidade, uma vida melhor. O excesso de peso contribui e acelera o envelhecimento. Estar dentro do peso padrão para a sua idade é muito importante, pois o excesso de peso está relacionado aos principais causadores de doenças cardíacas e outros fatores que contribuem para o envelhecimento. O sedentarismo, por si só, aumenta o risco de doença coronariana em, pelo menos, uma vez e meia. Exercícios diários moderados ajudam a aumentar o tempo de vida em até seis anos.

DURMA BEM. Estudos sugerem que a falta de sono crônica pode ter um impacto negativo nas funções metabólicas e endócrinas. Quando se dorme menos de cinco horas, há um desequilíbrio no metabolismo. Uma boa noite de sono é essencial para manter os níveis de energia. Tente desacelerar um pouco o ritmo intenso do dia antes de dormir lendo um bom livro e tomando um banho para relaxar.

REDUZA O SAL. Essa medida é importante no tratamento e na prevenção da hipertensão arterial, um dos fatores de risco para doença cardiovascular. Evite mais de 6 gramas por dia, o equivalente a uma colher de chá.

PARE DE FUMAR. O cigarro é composto por diversas substâncias tóxicas com forte efeito oxidante e que aceleram o envelhecimento no organismo, degradando células e dificultando uma série de funções habituais do corpo. Além disso, o cigarro é bastante nocivo à pele. A pele enrugada dá uma aparência mais envelhecida à pessoa. Para retardar os efeitos de envelhecimento é essencial parar de fumar.

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