DICAS DE COMO DORMIR MELHOR

DICAS DE COMO DORMIR MELHOR:

Tenha horários regulares: Não precisa ser uma obsessão, mas o hábito facilita a criação de um ciclo saudável de sono. Se você tem tido dificuldade regularmente para dormir, tente observar os horários de deitar com mais atenção, pois variar a hora de ir dormir em mais de 1 hora pode atrapalhar a qualidade do seu sono.

Adote hábitos saudáveis: Alimente-se bem, faça exercícios. Pessoas que fazem exercícios regularmente tendem a dormir mais profundamente. Exercite-se antes do jantar, e jante pelo menos 3h antes de dormir. Evitar ingerir refeições “pesadas”, cafeína, nicotina e álcool antes de dormir.

Seja persistente, mas não exagere: Ficar na cama mais do que 40 minutos sem conseguir dormir pode acabar sendo contraproducente. Levante-se e escolha alguma atividade relaxante ou tediosa. Leia um livro, dobre roupas, ouça música calma, faça um chá (o ato de esperar a água ferver, sem ter mais nada para fazer, pode ajudar também). Resista à tentação de ligar a TV ou o computador.

Cuide de seu colchão: Vire o colchão a cada dois ou três meses. Troque seu colchão após 5 ou 7 anos de uso. Se sentir algo como uma mola ou um calombo abaixo de onde deita, ou seu parceiro rolar para o meio da cama sem querer, é hora de ir as compras. Você pode também culpar seu colchão se estiver dormindo melhor em outra cama.

Remédios para dormir: Use-os apenas depois de pensar e repensar em outras alternativas. Evite-os, mesmo sob orientação médica, pois tais medicamentos devem ser usados apenas a curto prazo, o uso frequente geralmente acaba se tornando ineficaz após algum tempo. Nunca se automedique, e se você sentir que sua medicação está perdendo o efeito, procure o seu médico.

ANTES DE DEITAR:

– Tome um bom banho morno;

– Tome um copo de leite quente (o leite contém triptofano, um aminoácido precursor da serotonina, um neurotransmissor associado ao sono);

– Coloque gotas de lavanda no travesseiro (os princípios ativos da planta penetram no organismo pela respiração e atingem o sistema límbico no cérebro e a corrente sanguínea, o que relaxa e facilita o sono).

– Tome um bom chá quente (como o de melissa, passiflora, valeriana, camomila e tília); – Coma algo leve. Refeições completas dificultam muito o sono, mas também dormir com fome não é certo. Evitar ingerir antes de dormir: cafeína, nicotina e álcool.

– Relaxe antes de dormir, não execute atividades. Se você conhecer técnicas de relaxamento, meditação, exercícios respiratórios, pratique-os. Senão, adote atitudes que você sabe que lhe ajudam a relaxar.

AO DEITAR:

– Coloque um travesseiro entre as pernas se dormir de lado. isto vai ajudar a segurar suas coxas e tornar a posição mais confortável;

– Coloque um travesseiro sob as pernas se dormir de costas, para retirar o peso dos quadris;

– Evite dormir de bruços. Pode ser difícil manter a cabeça alinhada, e lhE deixa mais propenso a ter dores musculares;

– Mantenha seu corpo em uma posição onde sua cabeça e pescoço fiquem retos. Não use um travesseiro reto, isto faz com que sua cabeça se incline em direção ao colchão. Não empilhe travesseiros de modo a incliná-la para cima também.

ORIENTAÇÕES PARA MELHORAR O SONO DO SEU FILHO:

– Uma criança já deve começar a dormir sozinha a partir de 6-7 meses, sem choro. O sono deve ter uma duração de aproximadamente 11 a12 horas seguidas, sem interrupções;

– Dê para ele um bicho de pelúcia como “amigo acompanhante” (objeto transicional);

– Colocá-lo para dormir em seu próprio berço;

– Deixar uma luz acesa, assim a criança pode se localizar e não se encontra perdida no meio da noite. Isto é recomendado principalmente para as crianças que tem medo de escuro.

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